quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A Força da Imaginação

Disciplina: Biopsicoética
Profº J.Camelo Ponte

No dia 09/10/2009 aconteceu uma apresentação em homenagem ao dia das crianças. Todos tiveram que ir para o picadeiro onde houve uma peça de teatro das crianças que representaram a história “A força da Imaginação”. Também teve a musica que as crianças fizeram junto com a professora Daniele Lara, que foi desenvolvida nas atividades diárias da oficina.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Perfil do empreendedor


“A liberdade está em se ser dono da própria vida.” (Platão)O empreendedorismo é, acima de tudo, uma questão de atitude perante a vida e perante os negócios, mas que características podemos associar aos empreendedores, em termos de personalidade, competências, experiência, capacidade de comunicação e de relacionamento?

Ambição - Ser ambicioso e ter uma visão de sucesso para os seus projectos.

Coragem - Saber perder e ganhar e não ter medo do fracasso.

Determinação - Saber lutar pelas suas ideias.

Auto-Confiança - Acreditar nas suas capacidades pessoais e experiência, no projecto que pretende concretizar e na equipa que lidera.

Decisão - Ter capacidade de tomar decisões, em tempo oportuno, mesmo quando arriscadas, difíceis ou ousadas.

Pragmatismo - Ter capacidade para transformar uma ideia ou visão de um negócio num projecto concreto e assegurar a respectiva gestão corrente.

Independência - Ter preferência pela autonomia, com autoconfiança e autodomínio.

Curiosidade - Procurar continuamente novas ideias e novas oportunidades de negócio.

Criatividade - Ser criativo, ter consciência do valor da criatividade no desenvolvimento dos negócios e apostar na inovação.

Capacidade de Trabalho - Ter capacidade de trabalho e dinamismo em todos os seus empreendimentos, nunca se acomodando.

Motivação - Ser motivado e ter empenho em tudo o que se faz.

Optimismo - Ter uma visão optimista do futuro, enfrentando os obstáculos com confiança e entusiasmo e tendo como meta o sucesso dos seus projectos.

Visão - Ter capacidade para identificar oportunidades e antecipar projectos antes da sua difusão nos mercados.

Capacidade de Arriscar - Ter capacidade e disposição para assumir riscos, enfrentar desafios e sobreviver a essa instabilidade.

Sentido de Oportunidade - Ter capacidade para percepcionar uma situação que corresponde a uma oportunidade e saber aproveitá-la.

Liderança - Ter objectivos claros e capacidade para organizar, criar uma filosofia e método de trabalho e uma equipa, orientar esforços e motivar colaboradores.

Sentido de Responsabilidade - Ter capacidade para aceitar as responsabilidades morais, legais e mentais associadas aos seus projectos.

Resultados - Estar orientado para os resultados que servem, em primeiro lugar, para medir o sucesso do empreendimento.

Recompensa - Gostar de ser recompensado financeiramente ou obter reconhecimento, prestígio ou respeito.

Excelência - Ter o desejo de concretizar qualquer coisa de mérito pela qual fique orgulhoso.

Organização - Ter capacidade para congregar recursos e esforços para a consecução de um projecto.

Delegação - Sabe delegar responsabilidades, mantendo o controlo do negócio.

Comunicação - Ter facilidade de comunicação com as pessoas.

Experiência - Ter experiência pessoal e conhecimento do negócio que idealizou, em que pretende actuar ou trabalhar.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Roterio Básico de "Plano de Negocios"

1. Sumário Executivo

2. Descrição da Empresa
2.1. Missão e Visão
2.2. Objetivos Estratégicos
2.3. Natureza do Negócio
2.4. Breve Histórico da Empresa
2.5. Estágio Atual da Empresa
2.6. Localização Geográfica
2.7. Exigências Legais para o funcionamento da empresa
2.8. Alianças Estratégicas
2.9. Responsabilidade Social

3. Estrutura Organizacional
3.1.Estrutura Legal do Negócio
3.2.Gerência e Estrutura Organizacional
3.2.1. Descrição do Organograma
3.2.2. Descrição e Experiência Profissional da Equipe

4. Produtos e Serviços
4.1. Descrição de Produtos/Serviços
4.2. Atividades de Pesquisas e Desenvolvimentos

5. Plano de Marketing
5.1. Descrição do Setor
5.2. Mercado Alvo
5.2.1. Características do Mercado Alvo e seus Segmentos
5.2.2. Cobertura Geográfica
5.2.3. Oportunidades e Ameaças Externas
5.3. Concorrência
5.3.1. Descrição dos Concorrentes por Produto/Serviço
5.3.2. Forças e Fraquezas dos Concorrentes
5.4. Estratégia de Marketing
5.4.1. Estratégia de Entrada no Mercado
5.4.2. Comunicação (Promoção/Publicidade/RP/Material impresso)
5.5. Estratégia de Comercialização
5.5.1. Composição de Preços

6. Plano Operacional
6.1. Fluxo Operacional
6.2. Planejamento da Capacidade de Produção
6.3. Fornecedores e Terceiros

Resenha do livro " O segredo de Luisa"

Com mais de 150 mil exemplares vendidos, 'O segredo de Luísa' se tornou referência quando o assunto é empreendedorismo. Adotado por universidades e MBAs em todo o Brasil, o livro trata de assuntos através de uma história com trama, conflitos, reviravoltas e personagens por quem nos apegamos e para quem torcemos. Usando como fio condutor a trajetória de Luísa, uma jovem mineira entusiasmada com a idéia de abrir uma empresa para vender a deliciosa goiabada que sua tia produz, Fernando Dolabela ensina passo a passo tudo o que é preciso saber para ir do sonho ao mercado. O livro oferece a alternativa de se concentrar na história ou se aprofundar nas informações específicas sobre marketing, plano de negócios, finanças, administração e organização empresarial. Esses ensinamentos são apresentados à medida que a história evolui, acompanhando o ritmo com que Luísa vai aprendendo. Assim é possível descobrir aos poucos as etapas necessárias à criação de uma empresa, desde sua idealização até à garantia de sua sobrevivência. Além de apresentar um estudo completo da empresa de Luísa - que serve de modelo para qualquer empreendimento -, o livro inclui testes para ajudar o leitor a conhecer seu perfil e descobrir o potencial de seu futuro negócio.

Sobre o autor:

DOLABELA, FERNANDO
Fernando Dolabela, criador, na década de 1990, da OFICINA DO EMPREENDEDOR, programa de ensino de empreendedorismo para terceiro e segundo graus de mais ampla adoção no Brasil: está presente em cerca de 400 instituições de ensino superior em todo o território nacional. No período, seu trabalho foi apoiado por instituições como CNPq, Sociedade Softex, CNI-Iel, Sebrae. Em 2002, iniciou a implementação do ensino de empreendedorismo para crianças e adolescentes (4 a 17 anos). Para isso, criou a PEDAGOGIA EMPREENDEDORA, teoria e metodologia para aplicação dos conteúdos empreendedores. Nesse mesmo ano, participou da implantação do ensino de empreendedorismo para pesquisadores de cursos de mestrado e doutorado no Departamento de Computação da UFMG e respondeu pela concepção do módulo de empreendedorismo do novo MBA Executivo da Fundação Dom Cabral (Belo Horizonte-MG). A atuação de Dolabela na área avançou para conceitos mais amplos, ocupando-se hoje da ligação entre empreendedorismo e desenvolvimento humano e social. Como consultor de instituições de ensino em todo o Brasil, Dolabela implementa metodologias que visam a mudança do perfil do ensino universitário de formador de empregados para formador de empreendedores, de modo a responder à realidade atual do mercado de trabalho. Com 9 livros publicados, além de dezenas de artigos científicos apresentados em congressos nacionais e internacionais e publicações regulares na imprensa brasileira, Dolabela esteve na lista de mais vendidos da revista Exame em 2002, com seu livro 'O segredo de Luísa'. Fernando Dolabela é graduado pela UFMG em Direito e Administração, pós-graduado pela Fundação Getúlio Vargas (SP) e pela UFMG. Atua ainda como membro do Conselho Curador da Fundação Biominas, do Conselho Consultivo da Anprotec e da Rede de Criação da Agência de Educação para o Desenvolvimento (AED). Principais livros publicados - 'O segredo de Luísa', 1999; Oficina do empreendedor, 1999; 'A vez do sonho', 2000; 'Boa idéia! E agora?', 2000; Pedagogia empreendedora, 2003; 'A ponte mágia, 2004; 'Empreendedorismo - A viagem do sonho', 2002; 'Empreendedorismo - Uma forma de ser', 2003; 'Empreendedorismo, ciência, técnica e arte', 2000.

domingo, 18 de outubro de 2009

Visita a BM&F Bovespa 2009

Dia 02/10/2009 aconteceu um “passeio” do curso de Assistente Administrativo a Bovespa que se localiza na Rua. XV de Novembro no centro de São Paulo, SP marcada a saída para as 12h30min, sendo coordenadas pelas educadoras Angelina e Rejane, nesse dia o termômetro marcava em media 33 graus na capital paulistana.
O local para a saída foi à instituição do circo escola Promove - SENAI, a condução foi própria o trajeto inteiro 2 ônibus pra ir e 1 pra voltar, o calor deixava algumas pessoas angustiadas e querendo chegar logo, o inicio da visitação 14:00, chegamos uns 15 min atrasados mas os outros convidados também se atrasaram, como a faculdade do Paraná.
Com todos os educados já com os crachás e prontos para entrar, aconteceu à contagem e a revisão de alguns pertences pessoais feito por parte dos seguranças do prédio, com ok foram todos liberados para conhecer e interagir na Bovespa.
Antes de tudo os paines eletrônicos que mostravam as noticias mais relevantes anunciou que a cidade sede das olimpíadas em 2016 foi o Rio de Janeiro – Brasil, na parte central há um mesa que tem as tecnologias voltadas para o investidor ter mais segurança e com mais rapidez tudo via internet, nessa sala tem vários paines e ate sala 3D que mostrou uma animação explicando um pouco mais sobre o assunto Bovespa, tema investimento e ações, depois de meia hora voltamos ao local principal que aconteceu uma simulação de como era antigamente a bagunça, barulho que foi apresentados pelos próprios convidados, mas adiante fomos para o auditório que teve uma palestra que tratou de vários aspectos financeiros, dando prosseguimento deparáramos com outra sala mas essa é as de memória de recordação que marcaram seguindo a pauta do desenvolvimento recebemos o kit da BM&F Bovespa e algumas orientações e sugestões de cursos gratuitos na sede da Bovespa mesmo, muitas fotos, vídeos vão ficar de recordação do ano de 2009 da visita a bolsa de valores, e alem do que é imperdível e boa opção para quem quer ficar por dentro dos negócios. Na hora ir embora foram divididos e cada um foi pra a sua residência.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Museu do Futebol 2009

Numa tarde de calor de sexta-feira dia 25/09/2009, estava marcado um “passeio ao museu do futebol” com saída marcada para as 13h00 e retorno as 17h00 da turma do curso profissionalizante da Promove SENAI Assistente Administrativo, foi uma chance incrível pra quem não conhecesse de conhecer o museu, ainda com direito a TV cultura gravando o projeto e a trajetória ao passeio turístico, exibição programado para o dia 03/10 as 21h30 com o apresentador Rodrigo Rodrigues do programa Vitrine.
Tudo pronto para a saída quando uma professora descobre uma criança a mais que não tava na lista dos convidados, teve que se retirar do ônibus, com tudo ok podemos finalmente sair, a descontração entre amigos foi geral aconteceu muitas bricandeiras divertidas como cantar, dar risada, escutar musica isso só na ida.
Já na Praça Charles Miller na AV. Pacaembu 2 monitoras foram dar algumas orientações sobre o passeio e regras de conduta, depois que descemos do ônibus foram distribuídos kits de lanches para todos e foi a hora de tirar algumas fotos de recordação.
Antes de entrarmos no museu fomos recibos por 2 pessoas que foram nossos guias do museu, primeira coisa que eles fizeram foi fazer uma dinâmica em grupos pra distrair um pouco, o objetivo era de mostrar 3 elementos e seus respectivas funções em um campo de futebol, o jogador(chuta), o Técnico(grita) e o juiz( aplica cartões), a turma foi dividido em 3 grupos e ganhava o grupo que não repedisse o gesto um do outro com três tentativas.
Na entrada do museu você encontra um maquete do Pacaembu localizada na Praça Charles Miller e ao redor as ruas e avs, subindo as escadas você depara com o rei do futebol Pele dando-lhes boas vindas em três línguas diferentes (português, inglês e espanhol) e desejando bom divertimento e aprendizagem sobre a historias de pessoas que marcaram o futebol, de cara você passar por uma sala cheias de telões com projetores escondidos mostrando jogadores brasileiros, adiante há um parte reservada pra escolha de uma narração que ficou marcante em tal ano, mais a frente você sobe mais um pouco de escada que leva direto ao local que fica as torcidas brasileiras formadas por 64 times de series A, B, C e D, caminhando um pouco mais tu entra na sala das historias futebolísticas dos anos passados, prosseguindo tem um local com o vídeo e narração da final da copa de 50 no maior campo do mundo o maracanã – RJ, com a perda do titulo para o Uruguai por 2x1 deixando o país calado e cabisbaixo, mais dias melhores viram como a copa de 58 primeiro titulo a favor do Brasil isso encontrá-la nos paínes com todas as copas e fatos marcantes dos respectivos anos , na copa de 48 e 52 não aconteceu pois estava acontecendo a 2 guerra mundial e somente a guerra mesmo para parar um copa, o Brasil é a única seleção que participou de todas as copas e a maior vitoriosa também 5 triunfos pentacampeão, indo em direção reta tem dois painel só com momentos marcantes de Pele e Garrincha, e para encerrar essa parte há uma camisa do Pele que ele usou em 70, a 10 é claro com autógrafo e tudo, mais a frente há curiosidades sobre o futebol, tem uma parte que você entra na parte que é reservada a torcida saindo dela você desce as escadas e se depara a campinhos virtuais e uma marca de um penalty com a bola pra determinar a potencia do chute e fica registrado no sistema, tem também um local que conta algumas coisas do futebol, como as melhores defesas dos goleiros, os dribles, os gols já na reta final do museu você encontra um telão com fotos do projeto de construção do campo, descendo mais um pouco há a saída do museu e na porta tem a maquete de como ira ficar o Morumbi pra a copa de 2014 que será no Brasil, a direita da maquete tem a loja roxos & doentes.
Na hora de pegar o ônibus de volta muito cansaço por parte de algumas pessoas mais felizes por ter conhecido pela 1ª vez o Museu do Futebol, por fim ótima opção para quem estiver em São Paulo visitar e conhecer muitas coisas importantes do talento que é o futebol arte.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Aula de Biopsicoética

Comida, Identidade e Cultura

A comida, Identidade e a Cultura estão interligadas, pois, possuem descrições relevantes aos três aspectos relacionados, há com ele uma cultura denominada complexa, porque contem varias transformações e precisa uma para completar a outra.

Com isso, nos ficamos mais interagidos e informados sobre o que acontece com o mundo a fora.

Biopsicoética

Bio (impulso)

Psico (rede de conhecimento)

Ética o compromisso e/ou acordo que faço comigo mesmo)

A biopsicoética é um processo de “construção” do eu-ser-mundo que busca a utilidade do ato de ensinar, com um cenário criativo e apropriado a ultrapassar limites de conhecimentos no coletivo